Form Submission: News & Articles

Author: 

Tiemi Odashima

Author's email: 

chi.odashima@gmail.com

News Type: 

Location: 

Auditório Principal do Instituto de Computação, Prédio IC- 3, Av. Albert Einstein, 1251

Event Date: 

Friday, March 16, 2018
O eScience promoverá, em conjunto com o Instituto de Computação da UNICAMP, o workshop “Boas Práticas de Pesquisa e Planos de Gestão de Dados” em 16/03/2018 (sexta- feira), no Auditório Principal do Instituto de Computação (IC- 3), das 14h às 16h. O evento é gratuito, não necessita de inscrição e será transmitido em streaming. Participe!
Boas Práticas de Pesquisa e Planos de Gestão de Dados

Agências de fomento em todo o mundo estão exigindo que pesquisadores, ao submeterem seus projetos de pesquisa, anexem o chamado “Plano de Gestão de Dados”. Recentemente, a FAPESP passou a exigir tais planos na submissão de Projetos Temáticos. Um Plano de Gestão de Dados é um documento que descreve os dados que serão gerados pelo projeto, e como serão armazenados e disponibilizados. O preparo e a execução do Plano passaram, assim, a ser incorporados à metodologia da pesquisa e a fazer parte das boas práticas de pesquisa.

Com isto, o planejamento de um projeto passa a envolver, necessariamente, o planejamento do ciclo de vida dos dados associados – metodologia e técnicas de coleta, algoritmos para análise, formas de armazenamento e políticas de curadoria e preservação. O planejamento deve também prever mecanismos de compartilhamento de tais dados, sempre considerando restrições tais como propriedade intelectual ou questões éticas.

A palestra será conduzida sob forma de painel e debates. Irá discutir alguns dos desafios no preparo e execução desses Planos, a partir de exemplos em todo o mundo.

 

Coordenação: CEPID CCES - Professores Munir Skaf e Cláudia Bauzer Medeiros

Local: Auditório Principal do Instituto de Computação, Prédio IC- 3 (105 lugares)

Data: 16/03/2018, sexta-feira

Horário: das 14h às 16h

 

O evento é gratuito, não necessita de inscrição e será transmitido em streaming.

Assista o evento completo

 

Palestrantes

Profa. Claudia Bauzer Medeiros, IC [baixe a apresentação]

Prof. João Eduardo Ferreira, IME - USP [baixe a apresentação]

Prof. Benilton de Sa Carvalho, IMECC [baixe a apresentação]

 

Sobre os palestrantes

Claudia Bauzer Medeiros

Professora titular, Instituto de Computação, UNICAMP. Docente da Unicamp desde 1985. Pós-doutorado em Computação (França, 1990), Livre Docente (1992) e Titular (2001) na Unicamp. Pesquisadora em eScience, na análise e processamento de dados, coordenou dezenas de projetos interdisciplinares envolvendo docentes do IC, IB, FEAGRI e IG, e projetos com universidades brasileiras, da França, Alemanha e EUA. Pesquisadora 1A do CNPq, membro da Coordenação Adjunta da FAPESP. Três vezes Prêmio Zeferino Vaz (1996, 2001 e 2009), e de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino (Unicamp, 2015), prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação, prêmio internacional Anita Borg pela atuação na inserção das mulheres na Computação, Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico (2013), Dr Honoris Causa Universidad Antenor Orrego (Peru, 2007) e pela Universidade Paris-Dauphine (França, 2015).

João Eduardo Ferreira

Bacharel em Física - Opção Física-Computacional pela Universidade de São Paulo (1988); mestrado (1991) e doutorado (1996) em Física-Computacional pela Universidade de São Paulo; graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1989). Atualmente é professor livre docente junto ao departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: integração de dados; modelagem e implementação de processos e banco de dados; workflows científicos; data warehouse; transações assíncronas

Benilton de Sá Carvalho

Possui graduação e mestrado em Estatística pela UNICAMP e doutorado em Bioestatística pela Universidade Johns Hopkins. Foi Pesquisador Associado no Departamento de Oncologia da Universidade de Cambridge, Professor Afiliado do Instituto de Biologia Computacional de Cambridge, Pesquisador Associado Honorário no Grupo de Biologia Computacional do Cancer Research UK e pesquisador associado ao Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Desenvolvedor no Projeto Bioconductor desde 2004. Atualmente, é Professor Doutor no Departamento de Estatística da UNICAMP. Benilton possui experiência no gerenciamento e análise de grandes bases de dados, tendo como foco de pesquisa o desenvolvimento de metodologias analíticas e ferramentas computacionais em Biologia Computacional e Bioinformática voltadas para dados originados por experimentos de microarranjo e sequenciamento, com aplicações em -ômicas.

Zircon - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.