News & Articles

Author: 

Tiemi Odashima

Author's email: 

chi.odashima@gmail.com

News Type: 

Location: 

Auditório Principal do Instituto de Computação, Prédio IC- 3

Event Date: 

Friday, August 25, 2017
O eScience promoverá o workshop Boas práticas de pesquisa em 25/08/2017 (sexta- feira), no Auditório principal do Instituto de Computação (IC- 3), das 14h às 16h. O evento é gratuito, não necessita de inscrição e será transmitido em streaming. Participe!
Boas Práticas de Pesquisa
O termo “boas práticas de pesquisa” envolve um conjunto de princípios gerais e orientações para pesquisadores em todos os estágios da carreira, visando garantir a integridade e o rigor científicos. Em todo o mundo, centenas de universidades, centros de pesquisa, órgãos de fomento à pesquisa e editoras de periódicos estão divulgando tais práticas. Em muitos casos,  a divulgação é acompanhada por mecanismos que permitem verificar o cumprimento das orientações. Os itens mais frequentes incluem a ética e a integridade na pesquisa, o compartilhamento dos dados e dos resultados de forma a assegurar a reprodutibilidade, a conduta na orientação de alunos e na colaboração científica, e aspectos associados a publicação de artigos.
 
O workshop irá discutir alguns desses itens, incluindo o que vem sendo praticado e disseminado há anos pela FAPESP, e as iniciativas da UNICAMP. As apresentações serão seguidas por um painel, em que os palestrantes debaterão com o público.
 
Coordenação: CEPID CCES - Professores Munir Skaf e Cláudia Bauzer Medeiros
Local: Auditório Principal do Instituto de Computação, Prédio IC- 3 (105 lugares)
Data: 25/08/2017, sexta- feira
Horário: das 14h às 16h
 
O evento é gratuito, não necessita de inscrição e será transmitido em streaming.
 
 
Palestrantes
Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor científico da FAPESP [baixe a apresentação]
Prof. Munir Salomao Skaf, pró-reitor de pesquisa da Unicamp [baixe a apresentação]
Dra. Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor [baixe a apresentação]
 
Sobre os palestrantes
Carlos Henrique de Brito Cruz
Graduou-se em Engenharia de Eletrônica no ITA em 1978. Obteve o título de Mestre em Ciências em 1980 e o de Doutor em Ciências em 1983 pelo Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Sua área de pesquisa é o estudo de fenômenos ultrarápidos com lasers de pulsos ultracurtos, com ênfase no estudo de processos eletrônicos em escala de tempo de femtossegundos em materiais ópticamente não lineares voltados a aplicações em comunicações ópticas. Brito Cruz foi diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin, na Unicamp e pró-reitor de pesquisa da Unicamp. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Comitê Consultivo Internacional da Optical Society of América. Desde 2000 é membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente da Fapesp de 1996 a 2002 e reitor da Unicamp de 2002 a 2005. Foi presidente do conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP de 2005 a 2011. Desde abril de 2005 é diretor-científico da Fapesp.
 
Munir Skaf
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), doutorado (PhD) pela State University of New York at Stony Brook (1991), pós-doutorado pela Colorado State University, EUA (1991-1993) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Foi professor visitante do Institute for Theoretical Chemistry, Universidade do Texas, Austin-TX, EUA (2000-2001). Atualmente é professor titular do Instituto de Química da Unicamp. Tem experiência nas áreas de Física e Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação por dinâmica molecular, termodinâmica estatística, estrutura e dinâmica de líquidos, dinâmica de proteínas. É diretor do CEPID/FAPESP Center for Computational Engineering and Sciences e pró-reitor de pesquisa da Unicamp.
 
Sabine Righetti
Sabine Righetti é jornalista pela Unesp e especialista em jornalismo científico pela Unicamp. Tem mestrado e doutorado em política científica e tecnológica também pela Unicamp, onde atua como pesquisadora associada. É Knight fellow (Knight-Wallace Fellowship, Universidade de Michigan, 2012), Eisenhower fellow (Eisenhower fellowships, 2014) e Lemann fellow (Universidade de Stanford, 2017). Tem seis capítulos de livros publicados na área de divulgação científica. Em educação, coordenou os livros Direito à educação: discriminação nos sistemas de ensino (Edusp, 2010) e Direito à educação: aspectos constitucionais (Edusp, 2009) este finalista do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise. Recebeu os prêmios Folha de Jornalismo 2012, Estácio de Jornalismo 2013, Folha de Jornalismo 2015 e Jornalistas Especialistas (categoria educação) 2015 e 2016.
Zircon - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.